Separe seus documentos para a Declaração do Imposto de Renda
Clique na imagem para ampliar

Separe seus documentos para a Declaração do Imposto de Renda

A entrega da declaração do Imposto de Renda de 2020 está quase começando, então os contribuintes já podem começar a se preparar para esse processo reunindo comprovantes e documentos necessários. Com tudo organizado, é possível prestar contas mais cedo e, da mesma forma, estar entre os primeiros a receber a restituição.

É importante estar organizado para poder acompanhar o processamento da declaração e corrigir eventuais inconsistências. Será obrigado a declarar neste ano, entre outras situações, quem ganhou mais de R$ 28.559,70 em 2019. O prazo de entrega da declaração começa no dia 2 de março e vai até as 23h59 do dia 30 de abril, pelo horário de Brasília.

Também devem prestar contas aqueles que obtiveram, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizaram operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas. A declaração de imposto de renda não é apenas uma obrigação fiscal que pode ser cumprida de qualquer forma, pois o patrimônio pessoal e da família do contribuinte podem sofrer prejuízos quando o IR é feito sem o devido cuidado. É recomendável sempre que as pessoas procurem ajuda de um profissional da contabilidade para que não aconteçam falhas na elaboração e acompanhamento de todo o processo.

Confira abaixo os documentos básicos necessários:

• Declaração anterior;

• Documento de identidade;

• Dados de dependentes;

• Informe de rendimentos;

• Extratos bancários;

• Comprovantes de pagamentos e despesas médicas;

• Documentos de bens.

Além destes documentos, seu contador pode estar solicitando outros que podem se fazer necessários para a sua declaração do Imposto de Renda!

Que tal já começar a se organizar e separar seus documentos?